O Segredo da Vida

 

O SEGREDO DA VIDA

 

Se for ler o que tenho a dizer como se fosse apenas mais uma leitura, pare agora mesmo. Se achar que já sabe tudo e não tem mais nada para aprender, não será agora o momento de descobrir o segredo da vida, quem sabe em outra oportunidade quando aprender um pouco mais sobre humildade. Se for humilde o suficiente para aceitar e guardar este estudo no coração, como algo indispensável para sua vida, conseguirá entender o segredo da vida e praticá-lo com eficiência.

Para iniciar este estudo você terá que acreditar em Deus. O Deus da criação, que criou os planetas, os homens e a vida.

A humanidade sempre procurou o segredo da vida. Alguns acreditam que o segredo da vida está na natureza, outros nos astros e no misticismo, mas como a maioria acredita que o segredo está em Deus e em Sua criação, quero dizer que aqueles que assim crêem estão no caminho certo.

Por que a maior parte da humanidade acredita na Bíblia ou em parte dela?

Porque desde o entendimento histórico, a Bíblia é confirmada e respeitada pelos estudiosos como o livro que mais perdurou e alcançou adeptos em todo o mundo.

Estudar a Bíblia é estudar teologia, que significa o estudo da vida de Deus. É através da Bíblia que Deus ensina Sua vontade, pensamentos, relacionamentos e julgamentos, não entrando em contradição em nenhum de Seus textos.

Porque alguns seres humanos insistem em acreditar primeiramente em seus medíocres entendimentos que não passam de 120 anos, que é os anos de vida que uma pessoa consegue chegar, do que no estudo bíblico que ultrapassa mais de 4 mil anos?

Como pode um único ser achar que é mais importante que toda humanidade a ponto de sugerir idéias novas acreditando que Deus nunca pensou nelas?

Todas as dúvidas, perguntas e indagações importantes para a humanidade nós poderemos encontrar na Bíblia Sagrada.

A grande verdade é que o homem não quer conhecer Deus e muito menos ser direcionado pela sabedoria de Deus, que expõe a todos que quiserem através da Sua palavra num único instrumento chamado Bíblia.

A Bíblia foi escrita com um único propósito, divulgar para a humanidade o segredo da vida.

O principal segredo da vida é que ela não morre. Sim, o corpo morre mas o espírito é eterno.

Deus nos ensina que cada ser criado por Ele, é antes de tudo um espírito que Ele criou com o sopro da vida e assim fez como Sua imagem e semelhança. A vida é o sopro de Deus ou uma continuidade de Seu Espírito e neste sentido dizemos que somos um espírito com uma alma, ou seja, pensamentos e sentimentos individualizados que habitam dentro de um corpo mortal. Quando o corpo morre o espírito volta a viver juntamente com Seu Criador, se ainda estiver ligado espiritualmente a Ele, porém se estiver desligado irá para um lugar onde estão todos os outros espíritos, desligados e afastados de Deus.

Para entender esta ligação, primeiramente devemos compreender a criação. O momento que houve a separação do homem e Deus e como Deus trouxe novamente o homem para, em espírito, voltar a viver com Ele.

No inicio Deus criou Adão e Eva, criou o paraíso e tudo que lá existe. Deu o domínio para o homem e a mulher sobre todo o paraíso, senão em provar da árvore da ciência, ou a árvore do entendimento do bem e do mal. Deste fruto ambos não poderiam provar e quando ambos comeram do fruto proibido, deixaram a pureza de seus corações serem corrompidos pelo pecado.

Deus é perfeito e não existe maldade em Seu coração, assim quando o homem pecou, trocou a natureza da vida eterna de Deus pelo pecado da morte, tornando-se corpo mortal e sujeito as consequencias mundanas.

Após um grande período histórico, Deus ergue um povo para resgatar a natureza da vida eterna. Escolhe Abraão para liderar este povo, no qual surgem os judeus, guardados e assistidos por um único Deus, o Deus da criação, Pai de Abraão, Isaque e Jacó, e que mais tarde confirmaria por profecia divina, a chegada do Messias, ou Jesus Cristo, o Salvador.

Porque Jesus Cristo trouxe a promessa da salvação se o povo judeu já vivia desta promessa? Eles eram o povo escolhido para que Deus resgatasse neles a natureza da vida eterna.

Entre os judeus existiam alguns que eram separados para o sacerdócio, estes tinham o dever e direito de entrar no Templo Sagrado para conversar com Deus. Este Templo era santificado com o sangue de um cordeiro sem mácula e através deste sangue puro, os sacerdotes encobriam seus pecados, onde Deus consentia em falar com eles, ensinando Sua vontade, pensamentos, relacionamentos e julgamentos.

Naquela época Deus já prometera a vinda do Messias, que significa o ungido de Deus, este que veio como Jesus Cristo o salvador, para levar o pecado do mundo e através do sangue puro de Jesus, não precisamos de nenhum outro intermediário entre nós e Deus, somente o nome de Jesus Cristo, que tomou o lugar do cordeiro que era sacrificado no altar para purificação dos pecados e para que todo aquele que crer neste nome seja resgatado para a vida eterna.

Jesus Cristo disse que aquele que é nascido da carne é carne, porém aquele que é nascido do espírito é espírito. Ele estava querendo dizer que somente o nome Dele pode trazer a vida o Espírito de Deus que havia morrido com o pecado de Adão e Eva.

 No pecado o homem nasceu para a carne e herdou a morte e em Jesus Cristo o homem nasce do Espírito e torna-se espírito justificado para a vida eterna.

Jesus disse para que aquele que quiser conhecê-lo, vir como está. Jesus quer trazer o pecador a vida para quando ele entender o propósito da vida, então deixará o pecado por vontade própria e não por imposição. Quem conhece Jesus não vive mais da lei, mas do Espírito Santo que convence o pecador de seu pecado. O pecador deixa o pecado por amor a Cristo e ao por um espírito convertido, vivendo a partir desta conversão para seguir a verdade da Bíblia onde entenderá o segredo da vida.

Jesus Cristo pergunta agora: Você quer me conhecer?

Se a resposta for sim, deve neste exato momento dizer com o coração e em voz audível: Eu te aceito Jesus Cristo, como meu único e suficiente salvador, quero te conhecer, revele-me o segredo da vida.

Deus tenta mostrar o segredo da vida desde a criação do mundo. Em muitas mensagens Ele esclarece como desvendar este segredo.

Para entender o segredo primeiramente deve-se acreditar que Deus é Senhor e faz de Seus filhos servos da palavra e da obra da salvação.

O segredo da vida não terá validade se ao conhecer não colocar em prática.

Fé é acreditar naquilo que ainda não é como se já fosse. Crer é praticar o ato da fé. Não é a fé que remove montanhas, mas a palavra de autoridade que vem do Espírito de Deus. A fé sem obra é morta assim como o segredo da vida sem prática de nada vale.

Salomão quase entendeu o segredo quando pediu a Deus sabedoria, mas não entendeu onde esta sabedoria poderia levá-lo.

O que é a sabedoria sem o propósito correto, senão para mostrar vaidade. Salomão tinha sabedoria, porém sem o propósito correto sua vida foi só vaidade. O propósito de Salomão foi material, esquecendo-se da sabedoria espiritual, esta que alcançamos somente através do Espírito Santo de Deus.

O que poderia ser maior que a sabedoria?

Pensado desta maneira comecei a buscar e entender a vontade de Deus. Para Deus não importa o quanto seus filhos são sábios, mas que continuem a serem seus filhos. Deus olha para o coração e um coração limpo, humilde e sincero é mais precioso para Deus que toda sabedoria que ampara a humanidade.

Num certo dia ouvi uma historia que falava a diferença entre um ignorante, um inteligente e um sábio.

O ignorante nunca aprende, comete erro após outros erros e torna a cometê-los pela sua ignorância.

O inteligente aprende com seus erros para não tornar a errar.

O sábio aprende com o erro dos outros. Erra menos porque assimila os erros dos outros. Quem erra menos, acerta mais e demonstra sabedoria.

Através desta história, comecei a refletir como poderia aprender com o erro dos outros.

Ao entender que a Bíblia abrange ensinamentos que perduraram durante tantos anos, podemos crer que é ela que nos dará a resposta que tanto buscamos. O segredo da vida pode estar na sabedoria em aprender com o erro dos outros. A Bíblia também é um documentário de pessoas ignorantes, inteligentes e sábias, que relatam suas experiências para ensinar o que podemos fazer para errar menos e o que não devemos fazer para acertar mais.

Após ler e reler a Bíblia, separei 5 observações que demonstram preceitos bíblicos para nos levar a salvação, já que a salvação para a vida eterna é a vontade principal de Deus, onde a sabedoria alcançada perdurasse muito mais do que míseros 120 anos.

Para o Deus da Bíblia, a humanidade será salva se cumprir principalmente estes 5 requisitos:

1º - Amar Deus sobre todas as coisas;

Mt 22.37  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento.

Para amar Deus é necessário conhecê-lo. Demonstrar amor é realizar a vontade daquele que amamos. Como podemos dizer que amamos Deus sem conhecê-lo e sem realizar Tua vontade. Leia a Bíblia e conhecerá o verdadeiro Deus.

2º - Amar teu próximo como a ti mesmo;

Mt 22.39  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Da mesma maneira devemos conhecer nosso próximo para amá-lo como ele é. Ao conhecê-lo poderemos ajudá-lo e assim demonstrar o mesmo amor que devemos demonstrar a Deus.

Estes dois mandamentos são fáceis de entender, porém impossível de cumprir sem os outros 3 requisitos:

3º - Crer em Jesus Cristo como único e suficiente salvador, arrepender-se de seus pecados e ser batizado na água após o arrependimento, sepultando a velha criatura carnal e mortal para nascer como nova criatura em Espírito eterno;

Mc 16. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Para cumprir este requisito, basta crer. Este requisito se torna simples para aquele que crer, mas muito complicado aos que não vêem a necessidade de cumpri-lo, mesmo sabendo que o próprio Jesus Cristo teve que crer e ser batizado para cumprir a vontade de Deus, sendo somente Ele nascido desde o ventre de sua mãe, do Espírito.

4º - Receber o Reino de Deus como menino;

Mc 10.15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.

Para crer e ser batizado, deverá manter em seu coração as qualidades de uma criança como:

Humildade – a criança é humilde quando aceita a repreensão, sabendo que seus pais querem sempre o melhor para seus filhos. Assim devemos ser para com Deus, humildes para obedecer de boa vontade, sabendo que mesmo sem entender algumas coisas, Deus é o Pai que mais entende as necessidades de Seus filhos.

Mt 18.4  Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

Inocência – a criança é inocente, tem o coração puro e sem maldade. Deus olha para o coração e saberá quando Seu filho ainda não perdoou e mantém um coração maldoso, amargurado e rancoroso. Estes ainda não nasceram do Espírito, deixaram a velha criatura pronta a manifestar-se.

Sl 26.6 Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, SENHOR, ao redor do teu altar.

Alegria – a criança vê o bem, mesmo numa guerra ela não se esquece de brincar e sorrir. A alegria dos filhos de Deus está na certeza que Jesus Cristo vive e está preparando morada para a salvação eterna no Reino de Deus.

Rm 14.17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Sinceridade – a criança não mente ou não sabe mentir. Os filhos de Deus sabem que Ele observa os corações em todo tempo e que ao mentirem estarão mentindo a si mesmo, não para Deus. Os filhos de Deus são verdadeiros por saberem que só através da verdade conhecerão Jesus Cristo.

Ef 6.24  A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém.

Dependência – a criança é dependente de seus pais e confiam neles. Segue-os onde quer que forem, mesmo sem saber onde vão. Os filhos de Deus devem entregar suas vidas na dependência do Pai que conhece pensamentos e desejos mais profundos para guiá-los no futuro que Ele está preparando com perfeição. Depender de Deus é aceitar o quinto requisito.

5º - Perder sua vida por amor de Jesus Cristo e do Evangelho.

Mc 8.35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.

Salvar a sua vida é o ato egoísta em buscar seus próprios interesses ao invés da vontade de Jesus Cristo ministrada no evangelho. Aqueles que buscam viver do evangelho aceitam a submissão voluntaria para salvação das almas. Estes cumprem e sabem a necessidade do bem comum na missão do cumprimento essencial de 3 versículos:

Mc 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Rm 1.16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê;

Mt 24.14  E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Estes 3 versículos demonstram a essência da vontade de Deus onde todo aquele que se torna filho, terá como objetivo principal pregar o evangelho de Cristo, sem se envergonhar e até que todo o mundo tenha a opção de escolha entre a vontade de Deus ou seus próprios interesses. Este é o inicio da vida eterna, com a volta de Jesus Cristo que levará consigo todos aqueles que Nele crerem.

O segredo da vida está na vida eterna, não na vida do mundo, mas no nascimento da nova criatura justificada pelo sangue de Cristo, para nascer em Espírito.

O segredo da vida está na vida eterna, mas enquanto estivermos neste mundo, devemos entender o segredo da vida enquanto homens carnais que somos. Por mais espirituais que podemos ser, enquanto estivermos neste corpo temos necessidades que o corpo exige e para estas necessidades também temos a resposta para o segredo da vida.

Somos um espírito, mas ainda estamos neste corpo e para vivermos com dignidade até que Jesus Cristo venha para nos resgatar, precisamos entender a sabedoria que ira direcionar-nos para uma vida cada vez mais perfeita.

Não estou falando da sabedoria para as obras da carne, onde os bens materiais e prazeres pessoais não ultrapassam conceitos espirituais, mas da sabedoria espiritual, pois é diante desta sabedoria que Deus se manifesta.

As obras do Espírito são manifestas inicialmente no espírito e consequentimente será materializada na carne, trazendo satisfação tanto espiritual como material.

O espírito repercute para a carne e se o espírito estiver saudável o corpo produzirá o mesmo efeito.

Deus é Espírito Santo, como Santo é digno de confiança e como Espírito digno de perfeição. Assim sendo é em Deus que devemos colocar todo nosso entendimento se quisermos desvendar o segredo da vida.

Porque será que Deus se titulariza como o Deus de amor, ou o próprio amor em sua essência?

Diante de tantas palavras Deus escolheu a palavra AMOR.

Quando Deus perguntou a Salomão qual seria a maior vontade dele, ele disse que queria sabedoria e Deus lhe deu.

Ao ler as palavras de Deus também escolhi algo que gostaria e creio que Deus está realizando em minha vontade. Se o mais importante é o amor é isto que eu quero. Não o amor próprio, de filho ou conjugal, mas o amor de Deus, o amor Agabi, amor este sem limites, sem restrições e incondicional. Este é o amor de Deus. Ele ama sem querer nada em troca.

Eu sei da dificuldade em alcançar este amor, mas o Deus em que tudo se torna possível por ser o Deus da criação pode fazer com que eu chegue mais próximo desta condição. Pode fazer isto também com você, se assim quiser.

Como chegar mais próximo do amor de Deus?

Este estudo que fiz até o momento me fez pensar como. Deus se manifesta na simplicidade e é sendo simples e objetivo que chegarei a esta conclusão.

De todos os versículos bíblicos qual será o mais importante e o que abrange mais ensinamento?

Encontrei dentre todas as premissas da vontade de Deus, acreditando que o segredo da vida está aqui:

Mt 22.37  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento.

Mt 22.39  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

 

O que me chamou atenção foi o versículo 40 onde Jesus Cristo diz que destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas, ou seja, para aqueles que são filhos da palavra e crêem na verdade do evangelho a ponto de profetizarem (confissão da palavra com voz audível) poderão entender os desígnios de toda vontade de Deus, conhecendo as leis bíblicas, contudo principalmente colocando em prática estes dois referidos versículos para determinar o entendimento da vontade de Deus.

Para amar Deus sobre tudo e até sobre mim mesmo tenho que crer, ser batizado, ser como criança e perder a minha vida por amor a Jesus Cristo e ao evangelho e quando amar Deus sobre todas as coisas, amarei meu próximo como a mim mesmo.

A sabedoria está em não errar ou errar o mínimo possível. Para amar o amor de Deus devo ser sábio para errar menos e amar mais, pois o erro nos torna incapaz de buscar nossos objetivos.

Para errar menos preciso acertar com os erros do outros, é isto que aprendi naquela historia do ignorante, do inteligente e do sábio.

Buscando na palavra conheci um versículo muito interessante que revela a vontade maior de Deus, não apenas neste versículo, mas em todo contexto bíblico e que condiz com este estudo.

Pv 11.30  O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.

A sabedoria está em ganhar almas, o amor em Deus e para que haja o verdadeiro amor ao próximo, nada melhor do que levá-los a Deus, na salvação de suas almas. Amar ao próximo é ganhar almas e se assim fizermos estaremos amando a Deus de todo o coração, alma e pensamento.

O segredo da vida é a vida, a morte da velha criatura e a vida da nova criatura nascida do Espírito.

O segredo da vida é a salvação do próximo e para isto devemos ir e levar o evangelho a toda criatura.

Jesus Cristo disse:

Jo 16.33  Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ánimo, eu venci o mundo.

Deus nunca disse que seria fácil a busca pelo segredo da vida que está no trabalho árduo em levar a palavra da salvação em todo mundo, mesmo assim abençoa com a paz de Espírito todos aqueles que assim fizerem e até nas aflições dará a vitória de vencer o mundo mortal e viver eternamente no Reino de Deus.

O segredo da vida deixará de ser segredo se amar teu próximo como a ti mesmo, sofrendo com os que sofrem e se alegrando com a alegria dos mesmos.

Não existe outra maneira de aprender com o erro dos outros se não passar por esta experiência. Ao sofrer os problemas do seu irmão estará pronto para enfrentar os seus problemas e resolvê-los antes que seja destruído por eles, já que foi fortalecido com o amor incondicional Deus.

Deus me mostrou o segredo da vida no qual tive que buscar durante 5 anos, pouco tempo ao ser comparado com muitas vidas que morrem sem conhecer Jesus Cristo.

Agora que sabe como buscar a sabedoria do amor divino, encontrará a intimidade que Deus quer ter somente com você. Deus guiará seus caminhos na justiça que lhe abençoará com a salvação dia após dia até que seja dia perfeito.

 

Pv 4.18  Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

 

Eu acredito na perfeição da Luz Divina, onde se escondia a sabedoria do amor. E você? Enfrentará suas imperfeições para andar no segredo da vida ou continuará a se esconder atrás de seus próprios interesses, que o levará a morte. Você tem o livre arbítrio. A escolha é sua. Deus trabalha com os valentes.

 

Sou o que o medo não atinge.

Sou o que a mentira não engana.

Sou o que o pecado não alcança.

Sou o que a verdade não distorce.

Sou o que o amor não esquece.

Sou o que a paz não cessa.

Sou o que a felicidade não esgota.

Sou o que o inicio tem criado.

Sou o que o meio é inevitável.

Sou o que o fim não termina.

Sou o que o mundo não muda.

Sou o verbo que transforma.

A certeza do amanhã.

A sabedoria da humanidade.

A justiça dos sinceros.

A força dos humildes.

O princípio ao apocalipse.

O Reino da eternidade.

O Senhor e o Cordeiro.

O Espírito Santo.

Eu Sou Eu Sou!

O que mais ninguém é.

O, A e o que tiver de Ser,

Sou Deus!