Reine sobre os seus inimigos!

Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 1 Co 15.25

Reinar é ter o domínio de sua própria vida, posicionando acima de seus inimigos. 

QUEM SÃO ESTES INIMIGOS?

Temos dois tipos de inimigos, os inimigos externos e internos. Os inimigos externos são aqueles que tentam constantemente contra todo nosso ser, agir nos pensamentos, nas emoções e no corpo. Os inimigos internos é a luta que travamos contra nossa própria vontade e desejos, sabemos que seremos atingidos com decisões erradas, mas o prazer da carne domina nosso ser impulsionando-nos para o fracasso.

INIMIGOS EXTERNOS: Tentações – Espiritual

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Ef 6.12

Combater os inimigos externos impede-se que os espíritos demoníacos produzam malignidade em nosso coração. Muitas vezes satanás usará aqueles que estão mais próximos para nos causar malignidade. Satanás é um imitador de Deus, enquanto Deus planta sementes do bem em nossos corações, satanás planta sementes do mal para fazer com que aquele que aceita, torne-se seu servo e ele possa ser o senhor de sua vida. O maior trunfo de satanás é ser espírito e por isso invisível aos olhos humanos, para entendê-lo somente através do Espírito Santo de Deus, porém sabemos que ele veio para roubar, matar e destruir (Jo 10.10) primeiramente em oculto (nos lugares celestiais) e após plantar esta semente irá trabalhar nos corações para fazer com que esta semente produza frutos para a morte. Algumas vezes conseguirá possuir o corpo do pecador, mas na maioria das vezes não haverá necessidade já que a semente plantada surgiu efeito e o fruto da maldade por si só está causando a autodestruição.

INIMIGOS INTERNOS: Falhas / pecados - Depende da nossa decisão.

1º Inimigo Interno - INFIDELIDADE

Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa (falsidade), diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais infiéis. Ml 2.16

INFIDELIDADE – SEM FÉ (FIEL = AQUELE QUE TEM FÉ) EM DEUS / NA PALAVRA Para vencer a infidelidade somente com a leitura da palavra, pois a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. A palavra é o escudo de proteção contra nossos inimigos (Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Pv 30.5)  E para permanecer fiel somente com oração e jejum (Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. Mt 17.21) para impedir que os inimigos externos passem a ser também inimigos internos. A INFIDELIDADE CAUSA:

2º Inimigo Interno - MAUS PENSAMENTOS

Tudo começa no coração => pensamento => palavra maldita => consumação do pecado.

Mt 15.18  Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Os maus pensamentos procedem do coração quando vemos as maldades do mundo e deixamos entrar no coração. Coração amargurado gera pensamentos malignos que serão demonstrados através da expressão da palavra maldita (mal dito/mal falado/fala maligna) fazendo com que o pecado seja consumado.

3º Inimigo Interno - DECISÕES ERRADAS

Quando o pecado é consumado promove maldições em nossas vidas, o qual terá como resultado a morte, tendo como exemplo entre outros, citações em apocalipse:

Ap 21:8  Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Muitos podem pensar: Que Deus é este que coloca os pecadores no fogo do inferno? Deus criou a humanidade para ser santa (separada do pecado), ao escolhermos o pecado estamos decidindo por estarmos separados de Deus. Estar no inferno não é decisão de Deus e sim de cada um de nós. Deus em sua grande misericórdia enviou seu filho Jesus Cristo para morrer por nós, nos dando teu sangue para purificação do pecado e nos ensinando a vencer nossos inimigos.

Nossas decisões são para a morte ou para a vida, pois conforme são feitas, produzem resultado para a eternidade no juízo final, onde tudo será revelado e consumado no dia do Senhor. (Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão. Jl 3.14).

QUEM VENCER OS INIMIGOS?

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Ap 2.11 

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido (segredos), e dar-lhe-ei uma pedra(força/indestrutível) branca(pureza/sabedoria), e na pedra um novo nome escrito(ressurreição num corpo glorificado), o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Ap 2.17 

Este é o maior segredo de Deus, ao que vencer os inimigos verá a Glória de Deus.

Deus se revela aos valentes, aos que lutam junto com Ele contra Seus inimigos. Deus é Santo (separado do pecado) e tem como inimigo satanás (pai do pecado) que tenta induzir ao pecado toda criação de Deus. É a luta da vida contra a morte, da luz contra as trevas, do mal contra o bem, onde ninguém está encima do muro, pois a dúvida é maligna. Ou somos de Deus ou pertenceremos ao reino das trevas que cega toda verdade e todo entendimento para que não venhamos para luz.

Jesus disse: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." Jo 12.46

"Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai." Jo 12.35

"Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas." Jo 3.20

 Seja amigo de Deus para que possa destruir seus inimigos sem que eles venham te surpreender e antes sejam surpreendidos com a decisão em vencê-los. Pise na cabeça de satanás com o ensinamento destas palavras. Deus te deu armar poderosas, basta você crer.

Fortaleça-se em oração e jejum.

Seja um vencedor!